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A importância de um bom briefing para um trabalho incrível

Desde já, queremos deixar aqui um link com um conteúdo super bacana que é o case de um job produzido por nós, para a Unimed de Juiz de Fora. Então já reserva o link para ler depois!

Nós, da Impulso, queremos contar pra vocês como é o nosso dia a dia de trabalho. Depois de falarmos da nossa equipe, alguns processos internos e apresentar um case, nós trouxemos uma nova pauta: mostrar a importância de um bom briefing para um trabalho incrível.

O que é briefing?

Antes de mais nada, vamos falar aqui sobre o que é um briefing.

Briefing é a reunião de todas as informações essenciais para a execução de um projeto. É a parte mais importante para que a ideia do cliente saia do papel como ele realmente quer, dentro das condições que ele precisa. Eles podem ser feitos através de formulários, questionários, e-mails, mas, aqui na Impulso, a gente gosta mesmo é de receber nossos clientes para discutirmos e avaliarmos todas as possibilidades para termos um bom briefing, que geralmente são feitos pelos sócios, Catatau e Kiko.

Quanto mais completo for o briefing, mais assertivas serão as tomadas de decisões.

Como elaboramos nossos briefings

Solução

A princípio, nossos clientes chegam com uma ideia de produção para solucionar algo: aumento de vendas, reforço de marca, reposicionamento, lançamentos, informativo, etc. Então, por isso, precisamos saber qual é a sua estratégia principal para a execução do projeto. E, claro, precisamos saber quais são os seus OBJETIVOS: o que o cliente quer alcançar com a campanha?

Público-alvo

Outro fator muito importante é o público-alvo. Quem queremos atingir? Com quem queremos falar?

Precisamos de informações, como: faixa etária, classe social, ticket médio (indicador de comportamento em relação ao cliente – quanto, em média, seus consumidores investem com seus serviços), profissão, localização e hábitos de consumo. Isso diz muito sobre a narrativa, linguagem, estilo de vídeo a ser produzido.

Conhecendo o nosso público, saberemos com quem vamos falar e elaborar a melhor forma de discurso.

É importante avaliar caso o cliente já tenha um estudo de personas (pessoas/personagens fictícios que representam o público ideal para consumir o seu produto – estudo feito através do comportamento de consumidores e para quem você deseja vender)! O que agrega muito ao nosso trabalho.

Aqui entra, também, um estudo de mercado e concorrência.

Veiculação

Saber onde o vídeo será veiculado também faz parte do processo para saber qual caminho seguir: será veiculado na TV? Vai ser um vídeo para web? Ou é para comunicação interna? Para a TV, por exemplo, temos o fator TEMPO: em que o vídeo precisa passar a mensagem de forma mais objetiva para que se encaixe nos 15, 30, 45, 60 segundos, ou mais.

Para web, na maioria das vezes o tempo é livre! Exceto quando se trata de anúncios em determinadas redes sociais. Algumas vezes, a veiculação também influencia na linguagem do filme (na TV, é preciso seguir algumas regrinhas de linguagem como quando, por exemplo, falamos de bebida alcoólica).

Orçamento

Quanto o cliente está disposto a investir para a realização do projeto? O orçamento não pode ser um tabu na hora do briefing. Quanto mais claro o cliente for quanto à sua verba disponível para a produção do filme, mais fácil será executa-lo.

Com um orçamento bem esclarecido, pensamos em soluções que caibam dentro dele. Acredite: As alternativas sempre existem! 🙂

Deadline

Enquanto isso, nossos clientes precisam ser bem claros conosco quanto ao deadline, ou seja, prazo de entrega do projeto final. A partir do momento em que o orçamento é aprovado, partimos para a criação de um cronograma deixando claros todos os processos que serão cumpridos durante a produção do filme.

 

Como resultado de briefing transparente, teremos um excelente trabalho saindo do papel! o/

Sigam os bons!

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