Marketing
O que é Branded Content?
A área do Marketing Digital é extremamente dinâmica e, com o avanço da tecnologia e das formas de comunicação, novas estratégias surgem a todo momento. As empresas que produzem conteúdo de qualidade têm uma maior chance de disseminar os seus produtos e serviços, sem que o ato seja relacionado apenas como uma propaganda.
O Branded Content é um excelente exemplo de solução inovadora para os desafios diários de transmitir a mensagem de uma marca para os seus consumidores. Neste artigo, vamos falar sobre este termo, como ele funciona e as principais vantagens da sua prática. Continue a leitura e fique por dentro do assunto!
Afinal, o que é Branded Content?
Vamos começar com a pergunta básica: qual o real significado de Branded Content?
Traduzido para o português, o termo significa conteúdo de marca, o que já explica de forma resumida sobre o que se trata. Basicamente, Branded Content é a produção de conteúdo para uma marca específica.
Aqui, o grande diferencial é que não são todos os conteúdos que são desenvolvidos pelas marcas que se enquadram como Branded Content. É necessário que esse conteúdo tenha qualidade e relevância para o seu público-alvo.
Ao invés de buscar a interação com os consumidores de uma marca por meio da propaganda, o Branded Content utiliza a estratégia da marca expor as suas próprias opiniões, pontos de vista, com o objetivo de atingir o lado mais profundo dos seus clientes em potencial.
Dessa forma, dizemos que o termo é uma solução inovadora e com uma nova dinâmica de divulgação de uma determinada empresa. Com a técnica, a marca passa a ser associada com informação ou diversão, fatores que possuem mais valor para o consumidor.
Como surgiu o termo Branded Content?
O conceito Branded Content surgiu em 2001 através dos curta-metragens “The Hire”. A série de filmes apresentava os valores relacionados à BMW, distanciando-se dos tradicionais comerciais da época.
Como estratégia, a empresa responsável apostou em um storytelling criativo para relacionar as histórias com o produto, registrando um crescimento de 12,5% nas vendas em relação ao ano anterior.
Após a inovação, o conceito Branded Content começou a ser utilizado nas comunicações, ganhando ainda mais força com a ascensão do digital. Com o passar dos anos, o termo reforçou a importância de uma comunicação próxima e construtiva com a audiência.
Como fazer Branded Content
No geral, não há regra para o conteúdo de uma marca ser sucesso entre os clientes, mas existem alguns fatores que podem colaborar para esse crescimento das vendas e da notoriedade da empresa.
Na prática, o Branded Content exige que a marca atente-se para as seguintes etapas:
-
- Pesquisa em relação ao público-alvo para a criação das personas da empresa.
- Compreensão do funil de vendas para captar qual é o melhor conteúdo a ser oferecido em cada etapa;
- Produção do conteúdo para cada etapa do funil;
- Divulgação do conteúdo em diferentes canais. O Branded Content é uma estratégia flexível e, por isso, pode ser adaptado para diferentes formatos, desde que seja relevante o suficiente para o consumidor final: conteúdo de vídeos, podcasts, eventos e muito mais.
- Monitoramento dos resultados.
Entender a relevância do conteúdo é uma etapa muito importante para produzir um Branded Content. Por isso, estude o seu público e desenvolva materiais que chame a atenção dos clientes por meio da novidade, curiosidade ou relevância do assunto. Quebre as expectativas!
Aqui, é crucial monitorar os resultados para entender o que está acontecendo com o seu conteúdo nas mãos do público e tentar manter o engajamento durante o maior tempo possível.
Por que fazer Branded Content?
Como você já viu neste artigo, um dos grandes benefícios dessa estratégia é o conhecimento da jornada do consumidor, podendo trazer conteúdos cada vez mais relevantes para o público-alvo.
Dessa forma, com o Branded Content, os consumidores são atraídos através da identificação com os valores da marca, criando um relacionamento sólido e, consequentemente, melhores resultados em vendas para essa empresa.
Vantagens da técnica
Dentre as principais vantagens oferecidas pelo Branded Content, estão:
- Consolidação e fortalecimento da marca no mercado;
- Relacionamento sólido com os clientes;
- Aumento da presença digital;
- Aumento das vendas.
Exemplos de Branded Content
Existem muitos cases de sucesso de marcas que aplicaram o Branded Content. Um dos principais é a Coca-Cola que, há algum tempo, não vende somente refrigerantes.
Uma das estratégias da marca para gerar relevância em seu conteúdo é assumir a postura de uma marca que proporciona felicidade aos seus clientes. Dessa forma, os conteúdos elaborados consistem em famílias unidas, datas comemorativas e demais experiências felizes. Aqui, a qualidade do produto não é o foco — e sim a felicidade que o cliente pode ter. Deu pra entender a diferença?
Outro grande exemplo de sucesso é a Red Bull que foca as suas campanhas em esportes radicais e aventuras, o que influenciou o enorme sucesso comercial da empresa. O investimento da marca em eventos esportivos, por exemplo, gera relevância para o seu público-alvo, aumentando as suas vendas. Assim como a case da Coca-Cola, a qualidade do produto não o foco.
A diferença entre Branded Content e Marketing de Conteúdo
É possível que você esteja um pouco confuso entre as diferenças de Branded Content e Marketing de Conteúdo, não é mesmo?
Apesar de serem estratégias utilizadas para promover um produto, eles não são a mesma coisa. Basicamente, enquanto o Marketing de Conteúdo trabalha com a criação de conteúdo para o público, o Branded Content foca na construção de conteúdo de relevância para a marca, visando a sua promoção.
A Impulso pode ajudar a sua marca a construir conteúdos de relevância!
Neste artigo, ficou muito claro a importância de construir conteúdos de relevância para uma empresa e as vantagens que a prática do Branded Content traz para o negócio.
Como citamos anteriormente, o termo é bastante flexível e, por isso, pode ser utilizado em diferentes formatos.
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