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Por que o YouTube é uma plataforma importante para o marketing digital

Em um mundo altamente tecnológico em que a internet é o principal canal de interação e divulgação de produtos e serviços, marcar presença no digital tornou-se indispensável para as empresas.

A produção de conteúdo para o YouTube, por exemplo, é uma excelente forma de investimento para aumentar o engajamento e reforçar a autoridade da marca, aproveitando o poder da maior plataforma de vídeos do mundo.

Neste artigo, vamos aprofundar no porquê o YouTube é uma plataforma importante para o marketing digital e indicar dicas úteis de como traçar planos assertivos para a sua corporação. Continue lendo e fique por dentro do assunto!

 

Como o YouTube se tornou uma plataforma de referência para o marketing digital?

Antes de relacionarmos a sua empresa com o YouTube, vamos dar alguns passos para trás e entender como a plataforma se tornou o sucesso que é hoje. Acompanhe!

Basicamente, o YouTube foi criado no final de 2005 e desde os seus primeiros anos já se tornou uma referência na forma de criar e compartilhar vídeos online.

Eventos do mundo todo auxiliaram a popularizar a plataforma, assim como suas funcionalidades. Uma enquete do programa Saturday Night Live, por exemplo, passou a ser publicada de forma não oficial por diversos usuários e já em 2006 os vídeos atingiram mais de 5 milhões de visualizações.

Aqui, começaram a perceber que os conteúdos do YouTube poderiam ser facilmente compartilhados em todo o mundo — sendo, inclusive, uma excelente forma de propaganda e geração de autoridade para grandes empresas.

Para se ter uma ideia, a primeira campanha do ex-presidente Barack Obama em 2008 contou com 1.800 vídeos no YouTube, como uma importante forma de propaganda e exposição. Aos poucos, empresas e corporações do mundo todo passaram a também utilizar a plataforma para divulgação dos seus produtos e serviços e, consequentemente, estratégias de marketing.

O YouTube que conhecemos hoje segue com as mesmas ideias, mas com tecnologias e edições muito mais avançadas.

 

Como o YouTube pode aumentar o alcance da sua marca?

Agora que você conhece um pouco da história do YouTube, dá para perceber que a plataforma é uma verdadeira aliada na presença digital das empresas, não é mesmo?

Como citamos anteriormente, o YouTube é a maior plataforma de vídeos do mundo, mas a verdade é que a escolha das instituições em investir em vídeos vai muito além disso.

Dentre os principais benefícios da prática, podemos citar:

  • O vídeo é o formato mais consumido na internet;
  • A comunicação é direta e eficiente;
  • Vídeos melhoram o posicionamento da sua empresa no google;
  • Vídeos garantem um maior engajamento do público.

Nesse sentido, a partir do momento em que você opta por vídeos, você está optando também por elevar a consciência da sua marca e gerar ainda mais autoridade. Quando isso é associado com a maior plataforma mundial da área, os resultados são ainda melhores!

 

Formatos de vídeo no YouTube

Existem inúmeros formatos de vídeo que podem ser explorados no YouTube, mas quando o seu foco é potencializar os resultados da sua empresa através do marketing digital, é preciso seguir um direcionamento mais detalhado.

Grandes corporações e indústrias precisam ter um foco: o que você quer mostrar através dos vídeos? Para se relacionar com o seu público e até mesmo com outras organizações, é preciso desenvolver um planejamento que esteja de acordo com os seus objetivos.

Dessa forma, os principais formatos de vídeo no YouTube que podem se adequar à sua empresa são:

 

1. Vídeos explicativos

Vídeos explicativos, como o próprio nome sugere, são vídeos que explicam determinados serviços ou produtos da sua empresa.

No geral, esses vídeos esclarecem desde tópicos mais simples, até mesmo mais complexos e a principal vantagem dessa prática é apresentar a sua empresa a novos clientes ou parceiros, sem de fato estar vendendo.

Imagine que você possui um software de gerenciamento online e diariamente recebe dúvidas sobre as funcionalidades da sua empresa. Uma boa estratégia de marketing, portanto, seria investir em vídeos explicativos no YouTube como uma forma de tutorial.

Em cada vídeo, você apresenta uma funcionalidade diferente e como colocá-la em prática — dessa forma, você vende indiretamente o seu produto e divulga a sua empresa.

Os vídeos explicativos servem também para responder perguntas frequentes, diminuindo até mesmo a demanda de suporte da empresa.

 

2. Vídeos de produto

Os vídeos de produto são um pouco parecidos com os vídeos explicativos, mas, nesse caso, o vídeo é direcionado para um só produto, com o objetivo claro de apresentá-lo ao cliente e convencê-lo a comprar. 

A produção é um formato determinante para a tomada de decisão do consumidor. Aqui, o objetivo é único: provar para o cliente que o produto é bom e vale a pena ser adquirido!

Uma pesquisa realizada pela Video Brewery, uma empresa de produção de conteúdo norte-americana, afirma que 90% dos consumidores disseram que assistir um vídeo foi essencial para que decidissem comprar algum produto.

Deu para entender por que o YouTube tem papel importante no marketing digital?

 

3. Video case

Outra importante prática para a sua empresa é investir em video case, que é basicamente um vídeo que conta a história de um case de sucesso da instituição.

Divulgar esses vídeos no YouTube amplia o número de visualizações e, consequentemente, a visibilidade da empresa. Em outras palavras, o investimento é uma prova social e a confiança que o seu cliente precisa!

Leia mais: Vídeo case: o que é e como fazer?

 

4. Vídeos institucionais

Outro formato de vídeo no YouTube muito utilizado como estratégia do marketing digital é o vídeo institucional, uma produção audiovisual com foco na própria marca, apresentando os principais aspectos do negócio em uma exposição dos valores seguidos pelo estabelecimento e a mensagem que deseja ser transmitida para o seu público.

Esses vídeos geram autoridade para a sua marca e, ao divulgá-los na maior plataforma de vídeos do mundo, você amplia todos os benefícios da prática.

De forma resumida, os vídeos institucionais são uma excelente ferramenta de conexão com o público e com o mercado.

 

E como investir em vídeos?

Ao longo deste artigo você pode ter se perguntado: ok, já que o YouTube é tão importante para o marketing digital, como investir em vídeos nas plataformas?

A verdade que sempre falamos aqui no blog da Impulso é que somente equipes profissionais poderão te oferecer resultados profissionais.

Muitos influenciadores e canais de entretenimento fazem as suas próprias edições, mas empresas e grandes corporativas precisam entregar conteúdos mais elaborados, visto que estão em um meio altamente competitivo e precisam se destacar no mercado.

Produtoras de conteúdo são uma excelente alternativa para garantir que o seu vídeo se comunique de forma eficiente, gerando novos pontos de vista e questionamentos.

 

A Impulso está aqui para te ajudar!

Somos uma produtora de vídeo focada em conteúdo e atuamos no processo criativo, na execução de ideias e no fomento e capacitação do mercado profissional.

No mercado desde 2013, contamos com estrutura própria, avançados equipamentos e uma equipe que está sempre em busca de novas técnicas e linguagens.

Por isso, se você deseja potencializar os resultados da sua empresa ou instituição através do YouTube, conte conosco! O que a gente quer é tirar a sua ideia do papel!