Marketing
15 propagandas criativas que transformaram marcas
A publicidade é uma forma poderosa de comunicação que pode transformar marcas. Propagandas criativas atraem atenção e se conectam emocionalmente com o público.
Neste artigo, vamos te mostrar 15 exemplos de propagandas criativas que se destacaram no Brasil e no mundo. Prepare-se para se inspirar e boa leitura!
1. Coca-Cola – “I’d Like to Buy the World a Coke” (1971)
Esta propaganda icônica da Coca-Cola promove uma mensagem de paz e união. Um grupo de pessoas de diferentes culturas se reúne em uma colina, cantando sobre a felicidade que a Coca-Cola pode trazer.
Lançada no auge do movimento hippie, a campanha aproveitou o clima de busca por paz e amor entre as pessoas, solidificando a imagem da Coca-Cola como uma marca que aproxima pessoas.
2. O Boticário – “Acredite na magia do Natal” (2016)
O Boticário é reconhecido por suas propagandas que comovem e geram emoção. Em 2016, o comercial de Natal girava em torno de um teatro de fantoches realizado por uma criança, cujos pais estavam recém separados. Apesar de começar falando sobre a dificuldade das casas separadas, o teatro se encerra com a menina afirmando que os dois serão para sempre sua casa.
Este é um exemplo de propaganda que gera inúmeras conexões e representa milhares de brasileiros. A cada ano a marca se renova e traz temas focados na família, no amor e em compartilhar presentes.
3. Nike – “Just Do It” (1988)
A famosa campanha “Just Do It” ajudou a transformar a Nike em uma potência global. O slogan simples, mas poderoso, incentiva as pessoas a superarem suas limitações e a se dedicarem ao esporte.
A campanha surgiu em um período em que a cultura fitness estava em ascensão, conectando-se profundamente com o público e levando a marca a novos patamares de reconhecimento.
4. Guaraná Antarctica – “É Coisa Nossa” (2020)
O Guaraná Antárctica é uma marca genuinamente brasileira, que lançou uma campanha celebrando tudo aquilo que é nosso. Desde coisas grandiosas como o carnaval e o samba, até itens do cotidiano como coxinha e caixa de feira.
O resultado é uma série de vídeos que são a nossa cara! Essa campanha gera o sentimento de pertencimento e identificação na audiência.
5. Volkswagen – “Think Small” (1960)
Esta campanha revolucionária promovia o Volkswagen Beetle e usava um design minimalista, desafiando as convenções da publicidade da época. O foco era a simplicidade e a eficiência do carro.
“Think Small” se tornou um marco na publicidade, mostrando que uma abordagem honesta e direta poderia ser mais impactante do que exageros.
6. Tractian – “Vida de manutenção” (2023)
Nesse vídeo divertido, a empresa conta como é a rotina de um trabalhador na área de manutenção em grandes empresas. O objetivo é mostrar como o dia a dia pode ser mais fácil e com mais previsibilidade com a utilização do software da empresa.
Essa é uma produção da Impulso Filmes, que apresenta uma tecnologia moderna e complexa com uma linguagem simples, bem humorada e que impacta gestores e diferentes profissionais de manutenção.
7. Old Spice – “The Man Your Man Could Smell Like” (2010)
Propaganda vencedora do Cannes Lions 2010, na categoria Cosmetics & Beauty. A campanha revitalizou a marca Old Spice, apresentando um homem charmoso e carismático que fala diretamente ao público feminino, sugerindo que o homem que usa Old Spice é o ideal.
A campanha se tornou viral, utilizando humor e uma abordagem inovadora, destacando a marca no competitivo mercado de cuidados pessoais.
8. Itaú – “Mostra tua força, Brasil” (2014)
No ano em que o Brasil sediou a Copa do Mundo, o Itaú lançou uma propaganda com a música que acabou se tornando tema da competição. “Mostra tua força, Brasil” reúne imagens que identificamos de norte a sul do país.
O sucesso foi tamanho, que a marca lançou outras versões nas copas subsequentes, de 2018 e 2022.
9. Dove – “Real Beauty” (2017)
A campanha “Real Beauty” da Dove quebrou paradigmas ao mostrar mulheres reais, longe dos padrões de beleza impostos. Com essa abordagem, a marca conquistou o público e elevou sua imagem a um novo patamar.
As propagandas criativas da Dove são um exemplo de como a autenticidade pode ressoar.
10. Guinness – “Surfer” (1999)
Considerada uma das melhores propagandas de todos os tempos, ela retrata um grupo de surfistas aguardando a onda perfeita, simbolizando a espera pela qualidade e pela perfeição que a Guinness representa.
A estética e a narrativa cinematográfica deste comercial elevaram os padrões de publicidade, tornando a marca sinônimo de qualidade.
11. Oral Unic – Fábio Jr. (2024)
A OralUnic trouxe o icônico e lendário cantor Fábio Júnior para fazer uma campanha sobre a confiança na empresa. Como uma figura representativa, que está sempre presente na casa dos brasileiros pela televisão, o cantor traz sua autoridade em indicar a empresa.
Essa é mais uma produção da Impulso Filmes, em parceria com a agência UAU!HUB. O resultado são mais de 20 filmes que compõem a estratégia da marca para 2024, com formatos originais e multiplataformas.
12. Havaianas – “Pé esquerdo” (2014)
A marca é conhecida por suas propagandas criativas e bem humoradas. Nessa campanha, o ex-jogador Romário envia de presente para Maradona o pé esquerdo de sua Havaianas. O objetivo é buscar a rivalidade entre Brasil e Argentina no futebol e trazer a boa sorte do pé direito.
O vídeo foi lançado em 2014, durante a Copa do Mundo no Brasil.
13. Garoto – “Compre Baton” (1992)
Essa é uma clássica! No vídeo a menina aparece tentando hipnotizar o telespectador para que ele passe a comprar o chocolate Baton, da marca Garoto.
O vídeo é leve, divertido e fez muito sucesso na época do lançamento. Até hoje é relembrado pela simplicidade, mas que transmite a mensagem.
14. Brastemp – “Não é uma Brastemp” (1992)
A frase “Não é uma Brastemp” se tornou parte do vocabulário popular no Brasil graças a essa campanha. A propaganda mostrava situações cotidianas em que algo era bom, mas não o suficiente para ser comparado com a qualidade dos produtos Brastemp.
O sucesso foi tão grande que a expressão virou um sinônimo para situações que são boas, mas que poderiam ser melhores.
15. Johnnie Walker – O Gigante (2011)
Comercial brasileiro criado pela Johnnie Walker para o mercado nacional, no qual um gigante feito de pedras e terra desperta e começa a caminhar. O gigante simboliza o Brasil, em crescimento e progresso.
A campanha foi um grande sucesso por seu simbolismo e pela metáfora poderosa de um Brasil em ascensão, alinhando a marca ao sentimento de otimismo do país na época.
- Leia mais: Como usar vídeos para vender mais
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